Saiba mais sobre os benefícios do exercício e como estar em forma pode ajudar você a manter-se saudável e a aliviar a dor.
Por que o exercício pode ser bom para você
As vezes, pode ser difícil manter-se ativo e praticar exercício, mas fazer um esforço extra para começar a mover-se vale realmente a pena. O total de exercício recomendado para alguém entre as idades entre 18 e 65 anos é meia hora por dia*, pelo menos cinco dias por semana, mas esta é uma diretriz mínima. Para conseguir verdadeiros benefícios para a saúde, o tempo dispensado para a prática de exercício deve ser o dobro; quanto mais exercício praticar, melhor será para você.
Os benefícios que pode obter do exercício impactam o seu bem-estar físico e mental. Estudos demonstram que a atividade física pode elevar a autoestima, humor, qualidade de sono e energia, assim como reduzir o risco de stress e depressão. O exercício pode ajudar a fortalecer os seus ossos e músculos, o que o ajuda a manter-se em forma e saudável o suficiente para conseguir enfrentar a sua rotina diária, tal como trabalhar, fazer compras ou brincar com os seus filhos ou netos.
Tropeções ou quedas são a causa mais comum de lesões dolorosas, particularmente em adultos mais idosos, mas efetuar atividades de fortalecimento dos músculos e de equilíbrio todas as semanas, em conjunto com atividade aeróbica de intensidade moderada, como por exemplo, caminhada, pode ajudar a reduzir o risco de quedas. |
*WHO | Physical activity. 2016. WHO | Physical activity. [ONLINE] Disponível em:
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs385/en/. [Acessado a 20 de abril de 2016].
VOCÊ SABIA?
Os adultos também devem fazer atividades de fortalecimento muscular, utilizando os principais grupos musculares, por exemplo braços e pernas, dois ou mais dias por semana.*
A prática de exercício e osteoartrite
A prática de exercício pode ser recomendada para pessoas com osteoartrite (o tipo mais comum de artrite), dado que aumenta a resistência e flexibilidade, reduz a dor nas articulações e combate a fadiga. Pode reduzir o risco de osteoartrite e também ajudar com a perda de peso, a qual foi comprovada que diminui significativamente o risco de desenvolver osteoartrite nos joelhos.* Fazer exercício com dores nas articulações pode parecer algo insuportável, mas o exercício moderado, desde que validado/recomendado pelo seu médico, pode ajudar a aliviar a sua dor e ajudá-lo a manter um peso saudável.
*Annals.org: http://annals.org/article.aspx?articleid=705414
Como começar
Antes de começar a se exercitar, fale com o seu médico sobre os tipos de exercícios e movimentos que são os melhores para você. Isto vai ajudá-lo a elaborar um plano de exercício que lhe providencie o máximo de benefícios.
Cada pessoa e situação são diferentes; assim, os exercícios devem ser personalizados, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se estiver sentado em frente ao computador todo o dia e sofrer de dores nas costas ou pescoço ou devido a má postura, pode incorporar alongamentos na sua rotina diária, dado que alongar músculos rígidos ajuda quanto à mobilidade. Ou se for doloroso caminhar ou correr, experimente nadar ou fazer yoga, o que pode ser mais suave para articulações doloridas.
Independentemente do que escolha, lembre-se que algum exercício é melhor do que nenhum e que quanto mais em forma se tornar, melhor irá se sentir.
*WHO | Physical activity. 2016. WHO | Physical activity. [ONLINE] Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs385/en/. [Acessado a 20 de abril de 2016].
Saiba mais
Movimentos para aliviar as dores nas costas
O movimento pode ser a melhor forma de auxiliá-lo no alívio das suas dores nas costas. Seguem algumas dicas para ajudá-lo a continuar ativo.
Saiba maisSaiba mais sobre seu corpo e o envelhecimento
Descubra como o seu corpo funciona, as mudanças que você pode ter à medida que envelhece e como lidar com isso.
Saiba mais