Aqui explicamos como diferentes tipos de medicamentos para o alívio da dor funcionam
Formas para aliviar a dor
Encontram-se disponíveis medicamentos para aliviar a dor causada por cefaleias, sensação de sensibilidade, articulações ou músculos doridos e osteoartrite, como exemplo. Existem vários tipos diferentes de medicamentos para a dor e alguns tipos de dor respondem melhor a certos tratamentos do que outros.
Assim, é importante consultar seu médico para que ele indique a forma mais eficiente de tratar sua dor, de acordo com sua condição.
Os medicamentos isentos de prescrição, os quais podem ser adquiridos na farmácia sem receita médica, são tipicamente utilizados para aliviar dores agudas leves a moderadas. Os medicamentos receitados pelo seu médico, geralmente proporcionam um alívio da dor mais forte. Qualquer tratamento de alívio da dor apenas deve ser utilizado conforme as indicações do seu médico ou farmacêutico.
Ao mesmo tempo que muitos medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e inflamação, existem também produtos não medicamentosos, que não contêm substâncias ativas. Estes, normalmente, funcionam através da ação de aquecer ou esfriar a zona afetada para acalmar a dor e reduzir o inchaço.
VOCÊ SABIA?
Algumas pessoas nascem com uma condição denominada analgesia congénita, o que significa que não são capazes de sentir dor física.*
AINES
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINES) estão disponíveis sob o formato oral ou tópico, podem ser sujeitos a receita médica ou isentos de prescrição. Os AINES ajudam a reduzir a febre, o inchaço e a inflamação, assim como a aliviar a dor. Medicamentos comuns na família dos AINES incluem diclofenaco, ibuprofeno e aspirina.
Opções não medicamentosas
Assim como os medicamentos, existem também algumas opções não medicamentosos que podem ajudar no alívio da dor. A maioria funciona através da ação de aquecer e/ou resfriar a articulação ou zona afetada. O alívio da dor por ação do calor funciona através do aumento do fluxo de sangue para a zona onde sente dor, por exemplo nas suas costas. Pode também relaxar os músculos na zona afetada.
O frio, por outro lado, funciona ao afetar grandes fibras nervosas, temporariamente adormecendo as sensações de dor que são transmitidas às fibras nervosas menores. O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.
*GSK Global Pain Index Report 2014
Saiba mais
O que é a dor?
Compreenda melhor a razão pela qual os nossos corpos sentem dor e as diversas causas das dores musculares e nas articulações.
Saiba maisComo funciona o CataflamPRO?
Saiba como CataflamPRO atua no sentido de aliviar a dor, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.
Saiba mais