Sintomas das dores no ombro
As características das dores no ombro variam, dependendo da causa do problema e podem ser sentidas de diferentes formas.
Podem ocorrer dores nos ombros constantemente ou apenas mediante movimento, e a dor pode ser temporária ou contínua (exigindo diagnóstico médico e tratamento).
01
Com tendinite (inflamação dos tendões) e bursite (acumulação de fluidos na bolsa de líquido - denominada bursa - que amortece as articulações do ombro) pode ocorrer um surgimento lento de desconforto dificuldades em dormir apoiado no ombro afetado.
02
O “ombro congelado” pode provocar dor, rigidez e limitação de movimento do ombro.
03
Como as dores no ombro podem lhe afetá-lo?
Os seus ombros proporcionam flexibilidade para que podem ocorrer elevar e mover braços livremente. Ao sentir dores no ombro, podem ocorrer dificuldades ao realizar atividades cotidianas, como pentear o cabelo ou se vestir. As dores nos ombros também podem fazer com que praticar esportes, levantar caixas pesadas ou alcançar objetos acima da cabeça se tornem desconfortáveis.
Você sabia?
O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões no ombro que liga o braço (úmero) à omoplata (escápula). Os tendões mantêm o ombro estável, enquanto os músculos permitem a rotação do ombro.*
72% das pessoas com dor sentem dores no ombro.**
*Manguito Rotador (Anatomia Humana): Imagem, Função, Localização. 2016. *Manguito Rotador (Anatomia Humana): Imagem, Função, Localização. [ONLINE] Disponível em: http://www.webmd.com/pain-management/picture-of-the-rotator-cuff.
**GSK Global Pain Index 2014
Por que sentimos dores no ombro?
Podem existir muitas razões para sentirmos dores no ombro. Por exemplo, a dor pode ser causada por inflamação dos tendões (bursite, tendinite), causada por um rompimento no ligamento ou por osteoartrite, o que pode dar origem a dor e ao desconforto no ombro.
Bursite, tendinite e rompimentos
As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo). A dor pode estar presente quando há um rompimento de tendão devido a uma lesão ou a uso excessivo a longo prazo; torna-se mais comum à medida que envelhecemos e os nossos tendões enfraquecem com a idade.
Condições de fortes dores no ombro
A síndrome de impacto no ombro – situação em que os tendões no músculo ficam presos e raspam repetidamente contra o osso acima – pode provocar dor. Algumas pessoas também sofrem de "ombro congelado", uma condição de rigidez dolorosa que ocorre quando o tecido flexível que envolve a articulação do ombro fica inflamado.
Tratamento especializado
Para aliviar a dor no ombro, consulte seu médico para que ele indique o melhor tratamento para seu caso. Também é possível utilizar compressas quentes ou frias para ajudar a aliviar a dor. Caso sinta dor intensa ou uma dor gradualmente mais forte, é recomendável que consulte um especialista para realização de um exame físico, assim como verificar a amplitude de movimentos e a força do seu ombro. Além disso, o especialista poderá solicitar exames, e recomendar medicamentos. De modo a ajudar na sua recuperação, seu especialista pode sugerir exercícios suaves de alongamento e fisioterapia.
Alongue seus ombros
Este alongamento simples ajuda a aliviar a dor e a prevenir futuros sintomas:
Explore o nosso portifólio
Saiba como os nossos produtos podem ajudar
Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.
Saiba mais
O que é a inflamação?
Saiba sobre os processos que causam inflamação, a razão pela qual acontece e como pode fazer os nossos corpos sentir.
Saiba maisA Osteoartrite
A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Saiba mais sobre a sua causa e sobre como aliviar a dor.
Saiba maisSaiba mais sobre seu corpo e o envelhecimento
Descubra como o seu corpo funciona, as mudanças que você pode experimentar à medida que envelhece e como lidar com isso.
Saiba mais